Inicial > Geral > DAFís-UFRPE participa do 52ºCongresso da UNE e elege ex-coordenador geral do DCE-UFRPE para 1ºVice-Presidente da UNE!

DAFís-UFRPE participa do 52ºCongresso da UNE e elege ex-coordenador geral do DCE-UFRPE para 1ºVice-Presidente da UNE!

O Diretório Acadêmico de Física da UFRPE (DAFís) participou do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) junto com a Tese Rebele-se na UNE, tese de oposição a diretoria majoritária da UNE (UJS/PCdoB). O maior congresso de estudantes do Brasil, o ConUNE, ocorreu entre os dias 13 à 17 de Julho, na cidade de Goiânia – Goiás, nas dependências da PUC-Goiás. O congresso foi marcado pela participação ativa da Tese Rebele-se (UJR) nos debates e pelo crescimento da bancada de oposição de esquerda da UNE (UJR/PSOL/MRS), cerca de 50% em relação ao último congresso em 2009.

Bancada da Tese Rebele-se no congresso da UNE - Goiás - 2011

Bancada da Tese Rebele-se no congresso da UNE - Goiás - 2011

Para se ter uma idéia, a oposição de esquerda organizou ato contra o novo código florestal onde participaram mais de mil estudantes, atitude totalmente contrária a direção majoritária da UNE (UJS/PCdoB) que implodiu vários grupos de debates, em especial o do novo código florestal, por medo de ouvir a opinião dos estudantes. Que por sinal, é de repulsa ao novo código florestal que foi proposto por Aldo Rebelo (PCdoB) e pela representante dos latifundiários Kátia Abreu (DEM),  pois essas mudanças apenas trará benefícios para o agronegócio e os grandes latinfundiários em detrimento dos pequenos produtores e das riquezas naturais do nosso país.  Uma outra mobilização importante foi o ato público por 10% do PIB para a educação, onde na ocasião a Tese Rebele-se na UNE denunciou o corte de R$3 bilhões de verbas da educação para o pagamento da dívida pública e dos banqueiros falidos e reivindicou o investimento de 50% do pré-sal na educação. Um momento marcante  foi o ato pela criação da Comissão da Verdade, que quando  instalada terá o papel de investigar os arquivos da ditadura militar e punir os assassinos dos heróis do povo brasileiro,muitos jovens foram torturados e mortos por lutar pela democracia e por uma educação de qualidade, como foi o caso de Odijas Carvalho de Souza, que era estudante de agronomia da UFRPE durante o regime militar. Hoje Odijas de Carvalho continua vivo para a juventude pernambucana, é o patrono do DCE-UFRPE.

Lidiane Monteiro, Coordenadora-geral do DAFís, representa a entidade em GD sobre acesso e permanência no 52ºConUNE

Lidiane Monteiro, Coordenadora-geral do DAFís, representa a entidade em GD sobre acesso e permanência no 52ºConUNE

O DAFís-UFRPE participou e contribuiu todo o momento junto com a Tese Rebele-se no congresso da UNE, na foto abaixo a coordenadora- geral do DAFís, Lidiane Monteiro, coloca em seu discurso a importância de se ter uma UNE presente nas universidades e  junto com os estudantes lute pelos seus direitos, ao invés de ficarem calados frente aos ataques que o governo brasileiro tem feito na educação, corte de verbas, reforma universitária insuficiente, investimento de dinheiro público em faculdades privadas. Resgatou ainda a força que a UNE sempre representou na sociedade, como em 64 durante a didatura pela conquista pela democracia, e convidou os estudantes a eleger uma nova diretoria da UNE que fosse rebelde e combativa, para que o movimento estudantil fosse mais vitorioso e lutasse de fato pelas necessidades dos estudantes e da sociedade. No dia 17  de Julho foi eleita a nova diretoria da UNE, a Tese Rebele-se na UNE foi bastante vitoriosa, e formou uma grande chapa entitulada “Oposição de Esquerda” (UJR e PSOL) que atingiu uma marca histórica de mais de 580 votos afirmando a alternativa real de uma nova direção para o movimento estudantil brasileiro. O resultado total da eleição foi:

RESULTADO ELEITORAL
CHAPA 3 – Por uma nova UNE (PSDB): 5 Votos.
CHAPA 6 – MUDE (Articulação de Esquerda – PT+ Outras correntes do PT): 183 votos. (1 membro na executiva e 4 diretores)
CHAPA 7 – ME unificado (PCdoB, DS/PT, CNB/PT, PTB, PMDB, PPL, PSB e PDT): 2369 votos. (13 membros na executiva e 62 diretores)
CHAPA 5 – OPOSIÇÃO DE ESQUERDA (UJR, MRS e várias correntes do PSOL): 581 votos. (3 membros na executiva e 15 diretores)
Brancos e nulos: 18 votos

CONHEÇA OS DIRETORES ELEITOS PELA TESE REBELE-SE NA UNE!

Yuri Pires, Estudante de História e Ex-coordenador geral do DCE-UFRPE é eleito 1ºVice-presidente da UNE

Yuri Pires, Estudante de História e Ex-coordenador geral do DCE-UFRPE é eleito 1ºVice-presidente da UNE

1º Vice-presidente: Yuri Pires

(Univesidade Federal Rural De Pernambuco)

Diretoria de Relações Internacionais: Matheus Malta

(Universidade Federal de Minas Gerais)

1º Diretor de Assistência Estudantil: Esteban Crescente

(Universidade Federal do Rio de Janeiro)

3º Diretora de Mulheres: Claudiane Lopes (Universidade Federal do Ceará)

Diretor de Ciência e Tecnologia: Ricardo Senese (Universidade Federal do ABC)                                      Vice-presidente PB/RN: Jardel (Universidade Federal da Paraíba)

Parabéns a todos os diretores da UNE eleitos pela  Tese Rebele-se! Em especial a Yuri Pires, que é ex-coordenador geral do DCE-UFRPE e estará fazendo da UNE uma entidade ainda mais forte. Yuri Pires declarou: “Temos certeza que ocuparemos as universidades desse país para lutar contra o pagamento da dívida pública, contra a privatização de nossas riquezas naturais e por imediato investimento de 10% do PIB no orçamento da educação!”

Categorias:Geral
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: